Regulamento
1. Admissão
- 
1.1. Para a utilização do Apúlia Centro Escutista, a seguir designado por ACE, é necessário fazer o pedido de reserva, através do sítio do ACE na internet com a antecedência mínima de 30 dias. Neste pedido têm que constar obrigatoriamente o nome e contacto (telefone e e-mail) do dirigente responsável pela actividade, o número de participantes na actividade e o programa, ainda que provisório da actividade a desenvolver, ou na sua falta explicar o tipo de actividades a levar a efeito. - 1.1.1. Até 5 dias da realização da actividade têm que remeter, pelo mesmo meios, a lista nominal de participantes, o programa definitivo e demais informações que julguem relevantes.
 
- 
1.2. O ACE fará a verificação da inscrição, nomeadamente a identidade de todos os inscritos. 
- 
1.3. Os pedidos de reserva efectuados por qualquer unidade só serão aceites com a indicação expressa do nome do Dirigente que os irá acompanhar. 
- 
1.4. Ao utilizar do ACE todos os Agrupamentos comprometem-se a respeitar a Lei do Escuta, o presente Regulamento, bem como as orientações dos responsáveis pelo ACE, durante a sua estada em campo. 
- 
1.5. Para os elementos de associações estrangeiras é exigida a Carta Internacional da Organização Mundial do Escutismo, e inscrição através do Secretário Internacional. 
- 
1.6. Pelo ACE poderá ser estabelecido um processo de identificação para os utilizadores, veículos e tendas. 
- 
1.7. Todos os utilizadores do ACE deverão usar uniforme de campo. 
- 
1.8. As visitas ao ACE só poderão ser realizadas perante autorização expressa dos responsáveis do mesmo. 
2. Montagens e desmontagens
- 
2.1. As montagens e desmontagens de campo só são possíveis, após autorização dos responsáveis pelo ACE, bem como a entrada e permanência de viaturas no recinto. 
- 
2.2. Apenas são autorizadas a montagem de tendas tipo canadiana, iglo e cozinhas, ficando excluídas a utilização de auto caravanas e afins. 
- 
2.3. O ACE, não cobra qualquer valor pela ocupação do espaço das tendas, pelo que só será autorizada a montagem das estruturas estritamente necessárias ao acomodamento dos inscritos, não sendo possível a montagem de toldes. Ao montarem as tendas deverão ter em atenção a utilização do espaço concedido, deixando-se unicamente entre elas um distanciamento que permita a segurança, privacidade e bem estar. 
- 
2.4. Apesar da utilização de madeiras ser autorizada, o ACE não possui material para construções. 
- 
2.5. É necessário respeitar todas as normas dos acampamentos escutistas, designadamente as que dizem respeito à conservação da Natureza. Assim, não é permitido cortar ou danificar as árvores ou qualquer planta. Não é permitido mexer na cobertura natural do terreno nem fazer buracos para enterrar lixos ou despejar águas de lavagens. 
- 
2.6. Não é permitido andar sobre as dunas nem ultrapassar os limites externos do campo. 
- 
2.7. Os lixos e detritos devem ser acondicionados em sacos e colocados diariamente, no local apropriado (no contentor, situado no caminho público) a fim de serem recolhidos pela entidade competente. Sempre que possível, os Agrupamentos devem fazer a separação de lixos, segundo as normas em vigor, e fazer o seu depósito nos ecopontos existentes na Vila de Apúlia. 
- 
2.8. As águas de lavagens têm que ser despejadas obrigatoriamente no espaço existente para o efeito que se encontra devidamente sinalizado e que se situa junto à lavandaria. 
3. Instalações
- 
3.1. O ACE dispõe de instalações sanitárias com banhos de água quente, devendo a água ser usada com moderação. 
- 
3.2. A lavandaria é o local disponibilizado em todo o campo para a lavagem de roupas e loiça. 
- 
3.3. O pavilhão existente é de uso comum a todos os utilizadores do espaço, devendo o mesmo, na medida do possível, ser apenas usado para situações de emergência, não sendo possível acantonar no mesmo. 
- 
3.4. O edifício de apoio, existente à entrada da área de acampamento, destina-se ao apoio aos grupos, podendo o mesmo ser utilizado para acautelar bens e realizar pequenas reuniões. 
- 
3.5. O ACE não fornece energia eléctrica. 
- 
3.6. O ACE não tem funcionários. Por esse facto, os serviços de limpeza: dos WC, campo, pavilhão, recepção, e outros, terão de ser assegurados pelos utilizadores do espaço e sob orientação do ACE. 
- 
3.7. A lotação máxima dos ACE é de 300 escuteiros. 
4. Outros espaços
- 
4.1. Existe espaço destinado ao Fogo de Conselho, sendo este o único local onde é possível fazer fogo junto ao solo. 
- 
4.2. As churrasqueiras poderão ser utilizadas desde que observem toda as medidas de segurança na prevenção de incêndios. Com base na legislação aplicada durante a época denominada por época dos fogos florestais, os promotores serão os responsáveis por eventuais acidentes nomeadamente incêndios e suas consequências. 
- 
4.3. O ACE possui um espaço destinado unicamente à prática de jogos diversos, não devendo estas actividades ocorrer noutros locais do ACE. 
- 
4.4. O ACE possui um espaço de estacionamento limitado, que se destina unicamente ao estacionamento de viaturas dos grupos acampados. 
- 
4.5. O período de silêncio é das 00:00 horas até às 08:00 horas e o seu cumprimento é obrigatório, não sendo por isso permitida a entrada ou saída de veículos do parque. 
5. Custos
- 
5.1. Todas as estadas no ACE estão sujeitas ao pagamento de uma taxa diária por elemento, no valor 2 euros por escuteiro nacional/noite e de 3 euros para as associações estrangeiras. 
- 
5.2. Os pedidos de reserva estão sujeitos a uma caução, no montante de 50 euros, que no final da estada será devolvida. Esta caução poderá ser declarada perdida a favor ACE, se existirem motivos para tal, sendo a fundamentação desta situação da responsabilidade do ACE. 
- 
5.3. Os utilizadores e seus Agrupamentos serão responsabilizados por quaisquer danos ou prejuízos que causem no Apúlia-Centro Escutista, património do C. N. E. 
6. Segurança
- 
6.1. O areal em frente ao ACE é uma praia não vigiada, competindo aos responsáveis de cada Agrupamento zelar pela segurança dos seus escuteiros, declinando o ACE qualquer responsabilidade nesta área. 
- 
6.2. O ACE não se responsabiliza por qualquer dano, furto ou roubo, em pessoas e bens ocorridos dentro ou fora do espaço de acampamento, devendo cada Agrupamento prevenir estas possibilidades. 
- 
6.3. Recomenda-se que cada Agrupamento possua em campo extintor(es) adequado(s), a fim de prevenir eventuais focos de incêndio, pelo que o ACE não se responsabiliza por eventuais acidentes. 
- 
6.4. O ACE desaconselha o uso de equipamentos de iluminação a gás. 
- 
6.5. Todos os utilizadores do ACE têm de possuir obrigatoriamente um seguro individual de acidentes pessoais (escutista ou outro), pelo que o ACE, declina qualquer tipo de responsabilidade por eventuais acidentes ocorridos em campo, cabendo essa responsabilidade ao Chefe de Agrupamento ou ao responsável pela Actividade. 
- 
6.6. Não é permitida a entrada de animais no espaço do campo. 
7. Sanções
- 
7.1 O desrespeito por este Regulamento está sujeito a instauração de um inquérito disciplinar. Da sua apreciação poderá resultar uma das seguintes penalidades: - 
7.1.1. Advertência escrita; 
- 
7.1.2. Ordem de abandono do Campo; 
- 
7.1.3. Proibição de acampar em anos posteriores. 
 
- 
8. Epílogo
- 
8.1. Todos os Agrupamentos devem realizar um pequeno relatório da estadia, bem como fazer observações ou sugestões por escrito, e enviar para a Junta Regional de Braga do CNE, contribuindo dessa forma para uma melhor utilização e funcionamento do ACE. 
- 
8.2. Todos os casos não considerados neste regulamento serão resolvidos pelos responsáveis pelo ACE, de acordo com a Lei do Escuta e dos Regulamentos do C.N.E. 
Sede Regional, Braga, 15 de Outubro de 2007
A Junta Regional de Braga do C.N.E.
(Aprovado em reunião do Executivo Regional nesta data)